quarta-feira, 9 de abril de 2008

Evitar acidentes é dever de todos

Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que haja de 150 a 200 ferimentos graves para cada acidente fatal, e o acidente doméstico é classificado como um dos fatores externos de mortalidade não-natural. Apesar dos idosos sofrerem menos acidentes que as crianças, geralmente os acidentes com a população com mais de 60 anos são fatais devido à maior fragilidade do indivíduo, e a situação é agravada pois as pessoas na terceira idade costumam considerar seguros os ambientes de seus lares.

As causas mais freqüentes de acidentes domésticos são quedas da própria altura, quedas acima da altura própria, queimaduras, escaldamento no momento do banho e envenenamento por gás. Porém, quando se trata de idosos, essas causas geralmente estão relacionadas às condições físicas, mentais e funcionais do indivíduo.

Quedas são a principais causas de acidentes domésticos com os idosos. Há vários motivos, que podem se somar e que podem ser divididos em fatores de risco internos, ou seja, inerentes à saúde e condições físicas e mentais da pessoa e aqueles de risco externo, que são aqueles causados por problemas no ambiente ou nos hábitos do indivíduo. A associação dessas duas categorias de risco costuma ser fatal.

Segundo a Arquiteta Sandra Perito, projetos residenciais adaptáveis que considerem as mudanças fisiológicas, físicas, sensoriais e psíquicas do homem -- baseados nos princípios do DesenhoUniversal -- produzem boas soluções ambientais, capazes de aumentar a autonomia do usuário, além de permitir que as adaptações aconteçam naturalmente, com facilidade e custo reduzido.

Parece ser algo óbvio, mas é comum que Arquitetos e Engenheiros na flor da idade desconsiderem totalmente o fato das pessoas envelhecerem ou sofrerem acidentes que os impossibilite de se locomover com segurança e rapidez... Este enfoque errôneo resulta em projetos com escadas e desníveis em abundância, sem a menor preocupação com acessibilidade, como se aqueles ambientes estivessem destinados a serem usados única e permanentemente por jovens sadios e perfeitos.

Mais informações consulte:

www.milassentos.com.br/blog


http://barradeapoio-milassentos.blogspot.com/

**INSTALE BARRAS DE APOIO. CONSULTE A MIL ASSENTOS 11- 3032 0074**